quarta-feira, 25 de maio de 2022

Ser Pastor É... Enfrentando Críticas


 Henry Ford disse uma vez: "A maioria das pessoas gasta mais tempo e energia resolvendo problemas do que tentando resolvê-los".

Como a pessoa certa para acalmar a tempestade, para onde você se vira quando se encontra no meio de uma? Deixe Deus guiar o caminho e seja proativo. Aqui estão os problemas ou questões mais comuns que os pastores enfrentam e algumas dicas para superá-los.


LIDANDO COM AS CRÍTICAS

Todos podem ser críticos, mas a crítica na igreja é especialmente desconcertante. Quando os membros da congregação começam a reclamar e fofocar sobre você, sua pregação ou sua liderança, as divisões entre o corpo da igreja podem surgir rapidamente. Dar e receber críticas pode ser complicado. Como você, como pastor, deve responder às críticas?


Considere a causa.

Quando você começa a ouvir os sussurros de reclamações, você deve fazer o seu melhor para determinar efetivamente se eles são algo que precisa ser tratado ou ignorado. Por exemplo, algumas queixas resultam de pessoas que parecem se divertir com o ato em si. Outros são apenas um efeito colateral temporário de mudança ou transição dentro da igreja. Ao considerar a causa, você pode discernir quando é sábio respirar fundo, levá-lo ao Senhor e dar-lhe tempo. Em muitos casos, a situação vai se resolver.


Contemple a reclamação.

Depois de determinar a causa das reclamações, você também deve levar algum tempo para avaliar seriamente a validade delas. Considere cuidadosamente e ore sobre o que está sendo dito. Pergunte a si mesmo se há alguma verdade nas queixas. Se assim for, não seja orgulhoso demais para admitir isso. Não tenha medo de pedir desculpas quando necessário. Em todas as situações, pergunte a si mesmo se há algo positivo que você possa tirar do que está sendo dito. Existe alguma coisa que você pode usar para ajudar a melhorar a si mesmo ou sua igreja?


Preocupe-se com a comunicação.

É preciso humildade e um espírito ensinável, mas, tanto quanto possível, deixe claro que você está aberto a sugestões dos congregados. Ao fazer isso, você poderá frustrar as críticas pelas costas e as atitudes divisivas.


Às vezes as pessoas só querem uma oportunidade de expressar suas opiniões. Você não precisa concordar ou aceitar o que eles dizem; há valor em simplesmente estar disposto a ouvir. Aprenda a ser um ouvinte gentil e não tenha pressa ao responder. "Eu escuto o que você está falando." "Definitivamente vou orar sobre isso." "Eu nunca pensei nisso assim antes." "Vou levar isso em consideração."

Esses tipos de declarações podem ajudar a dissipar as tensões e transmitir uma sensação de respeito ao seu crítico. É claro que você ainda precisará garantir que os críticos entendam e respeitem os horários e locais apropriados para essas discussões. Não tenha medo de estabelecer e impor limites.


Enfrente as críticas.

Sempre que possível, tome medidas para evitar conflitos na igreja . No entanto, quando a crítica é uma fofoca infundada, prejudicial e maliciosa, você pode ter que enfrentá-la de frente. Se deixado para apodrecer, esse tipo de infecção pode se transformar em uma doença debilitante em sua congregação.

Às vezes é necessário abordar a questão pessoalmente. Ao fazer isso, sempre anteceda uma reunião com muita oração, sempre tenha um espírito semelhante ao de Cristo e sempre siga as orientações bíblicas. Além disso, você faria bem em verificar seu próprio estado emocional. Tente ficar o mais calmo possível e evite ficar na defensiva ou levar os comentários para o lado pessoal. Não faça da situação uma batalha, e definitivamente evite retaliação. Vá para a reunião cheia da água do Espírito e não com gasolina da carne. 

O Deus de paz te dará sabedoria para resolver qualquer situação quando você se permite ser guiado por Ele e por seu Espírito Santo. Confie nEle. 




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